NOTÍCIAS

Metalic tem genótipo A2A2 para a Beta-caseína
Teste de DNA identifica Metalic como A2A2
Por Zoogen

Woodmarsh Metalic

A empresa Cogent UK, do Reino Unido, que representamos exclusivamente no Brasil acaba de testar sua bateria de touros holandeses para identificar quais deles seriam portadores do genótipo A2A2 para a Beta-caseína do leite. De todos os touros holandeses testados apenas 6 resultaram portadores do genótipo A2A2, dentre eles o touro Woodmarsh Metalic, que faz parte de nossa bateria desde abril de 2011, com sêmen convencional e sexado.

    O leite com Beta-caseína A2 é muito valorizado na Nova Zelândia e Austrália e recentemente se tornou assunto da maior importância na Europa também. A empresa de laticínios britânica Wiseman acaba de fechar contrato com 60 fazendas do Reino Unido que terão suas vacas portadoras do genótipo A2A2 ordenhadas separadamente, para fornecer à citada empresa leite a preços bastante diferenciados.

    A Beta-caseína A1 é associada a vários problemas de intolerância ao leite e  alguns estudos europeus chegam a associá-la a casos de autismo, diabetes, problemas coronarianos e neurológicos. A Beta caseína A2 por sua vez é relatada como livre de todos estes problemas.

    Genéticamente as vacas podem ser A1A1, A1A2 ou A2A2. Como nos acasalamentos cada indivíduo passa um alelo à nova geração, touros A2A2 certamente passarão a Beta-caseína A2 à geração seguinte. As raças zebuínas e a raça guernsey são quase exclusivamente portadoras do alelo A2. Nas raças jersey e pardo-suíça o alelo A2 é maioria, mas na raça holandesa o alelo A1 é predominante, portanto selecionar touros A2A2 pode ser uma decisão sábia.

    Metalic, além de portador do genótipo A2A2, tem excelente prova de leite, tipo e todos os índices de sanidade (CCS, parto fácil, longevidade e fertilidade das filhas). Provém de uma família de vacas com 7 gerações acima de 89 pontos; a mesma que produziu o lendário Startmore Rudolph.

Voltar ao índice de notícias