NOTÍCIAS

Filhas de Fibrax e Ray vistas na Itália
Impressões sobre as filhas de nossos touros em recente viagem à Itália
Por Fernando Kiehl

Filha de Ray no Allevamento Il Colombarino

Por ocasião da viagem à Itália para assistir ao Confronto Europeu, estive por um dia na região do Vêneto para inspecionar algumas filhas de Fibrax e Ray. Foram vistas duas filhas de Fibrax e três filhas de Ray numa manhã, antes de visitarmos 2 fazendas do tour organizado pela ANAFI (Associação Italiana de Criadores de Holandês).

Fibrax é um dos touros mais respeitados do programa italiano. Além do pedigree todo italiano (Step x Tugolo x Magnitude), possui uma prova sem falhas, já que é positivo em leite, sólidos, todos os índices de saúde e seu linear de tipo não apresenta defeitos. As duas filhas vistas (uma primípara e uma vaca de 3 partos) eram vacas de estatura média e muito bons úberes. A primípara não possuía muita profundidade corporal, mas a vaca de 3 partos sim. Os úberes anteriores eram muito bem aderidos e os tetos anteriores colocados centralmente. Úberes posteriores de altura e largura médias e ligamentos bem definidos. As pernas vistas de lado eram boas e em ambas, as pernas vistas por trás eram muito paralelas. Apesar de ter visto poucas filhas deste touro, todos os criadores italianos com quem conversei no Confronto Europeu  o elogiaram bastante. Consideram Fibrax, uma das melhores opções dentre os chamados touros especialistas em "fitness".

Ray já tem mais de 5.000 filhas em lactação na Itália e recebeu o título de "Medalha de Ouro". Eu já havia visto algumas filhas de segunda safra em 2009 e posso dizer que todas são vacas de pequeno porte, mas com ótimos úberes. As 3 filhas vistas agora em 2010 tinham mais força do que as vistas em 2009, provavelmente porque as vi em um estágio de lactação mais avançado, mas os úberes mantêm o padrão visto anteriormente. Excepcionais inserções de úbere anterior, pouca profundidade de úbere e boa colocação de tetos anteriores é marca registrada deste touro. Seus percentuais de gordura e proteína positivos e seu ótimo índice de longevidade (110) são os outros pontos de destaque em sua prova. A central Semenitaly, que o comercializa na Itália, afirma que várias de suas filhas de primeira safra chegaram em plena forma aos 4 ou 5 partos.

Voltar ao índice de notícias