NOTÍCIAS

Filhas de Lanon e Eleve vistas na Alemanha
Impressões sobre as filhas de 2 de nossos touros vistas em viagem no mês passado
Por Fernando Kiehl

Weintraube Lanon

Tive a oportunidade de ver 4 filhas de Lanon e 3 filhas de Eleve, dentre várias filhas de touros alemães que inspecionamos na região das cooperativas Vost (Ostfriesland) e Weser Ems Union (Niedersachsen).

Lanon é o touro com maior índice de TPI( convertido) que temos em nossa bateria. Trata-se de um filho de Lancelot em mãe Aaron, com ótima prova de kgs de proteína, leite e úberes. Das 4 filhas que vi, todas me impressionaram muito em úberes. Altos e largos no posterior e muito bem aderidos no anterior. Profundidade de úbere também bastante rasa. Aliás, as classificações de aparelho mamário de todas elas eram entre 84 e 87 pontos. Não achei nenhuma delas fraca ou pouco profunda, mas duas delas apresentavam pernas um tanto quanto curvas vistas de lado e com jarretes um pouco fechados vistos por trás. Pelas 4 filhas vistas, diria que seu linear deve melhorar em capacidade corporal e piorar em pernas e pés. Gostei bastante do grupo de filhas deste touro e posso dizer que superaram minhas expectativas quanto a ele.

Eleve (Emerson x Storm) é um dos touros mais populares da Vost e esteve dentre os mais vendidos na Alemanha nos últimos 3 anos. Sua segunda safra de filhas começa a surgir agora. Das 3 filhas que vi, duas eram do período de teste (vacas de 4 e 5 partos) e uma era uma primípara de sua segunda safra. As duas vacas mais velhas apresentavam muito caráter leiteiro e bons úberes. Poderiam ser um pouco mais fortes, o que aliás o linear revela. Uma delas era EX 90 com 90 em aparelho mamário e a outra MB 85, com 85 em aparelho mamário. A primípara de segunda safra era um pouco mais forte e menos angulosa do que as vacas mais velhas, mas seu aparelho mamário era muito bom (85 ptos), assim como suas pernas(85 ptos). Eleve é outro touro que me agradou e creio que o mercado brasileiro aprecia bastante os animais no padrão que ele imprime: vacas angulosas, com boa produção de leite, boas pernas e bons úberes. Seus melhores resultados serão obtidos em vacas de boa estatura e força.


Lara Eleve

Indique esta notícia

Voltar ao índice de notícias